Submerso, peixe-arqueiro usa esguichos para caçar insetos fora da água.
Vídeo mostra ataque; potência é 6 vezes maior que força muscular.
Cientistas descobriram que o peixe-arqueiro (Toxotes jaculatrix), que recebeu este nome por lançar jatos de água a curtas distâncias para atingir possíveis presas, consegue modular a velocidade dos esguichos e se aproveitar da hidrodinâmica para fazer com que seus "disparos" atinjam uma potência superior à sua força muscular.
A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (24) pela publicação científica “PLoS ONE”. De acordo com o estudo, feito por especialistas da Universidade de Milão, na Itália, o pequeno peixe consegue liberar esguichos seis vezes mais fortes que sua força muscular, sem o auxílio de órgãos próprios para tal finalidade.
Os autores utilizaram gravações em alta velocidade de um ataque do peixe-arqueiro que, mesmo submerso, atinge um inseto que estava fora do ambiente aquático. O método possibilitou verificar que o peixe lança água de modo a produzir uma única gota, que ganha grande força e atinge a presa.
Segundo Alberto Vailati, pesquisador responsável pela análise, a origem da eficácia do “ataque” do peixe-arqueiro tem sido investigada há mais de 250 anos.
Exemplar de peixe-arqueiro, que captura presas com jatos de água mesmo estando submerso
(Foto: Divulgação/L. Zinnato/PLoS ONE)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário