Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Coruja rara é registrada em fazenda no interior de São Paulo


Especialista afirma que espécie de coruja caburé-acanelado não é da região

Hábitos desta espécie são desconhecidos da ciência ( Divulgação/UNESP )

Um casal de caburé-acanelado, coruja rara de peito amarelado, foi registrado e monitorado por pesquisadores em duas fazendas da empresa Duratex, no município de Lençóis Paulista, no centro-oeste do Estado de São Paulo. As aves iniciavam o ciclo reprodutivo quando foram avistadas, no final de 2011. A espécie não era conhecida na região, segundo o pesquisador Flávio Ubaid, especialista em aves do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. "Os registros mais próximos estão a mais de 150 quilômetros. Também realizamos novos registros na região de Franca e no sudoeste de Minas Gerais", explicou. 

Ele acredita que o registro preenche uma lacuna considerável na área de ocorrência do caburé. O achado levou Ubaid a publicar, em parceria com os pesquisadores Fábio Maffei, Guilherme Moya e Reginaldo Donatelli, artigo na revista The Bulletin of the British Ornithologists' Club, conceituada publicação inglesa de ornitologia. 

Caburé-acanelado é o nome popular da espécie Aegolius harrisii , uma ave de rapina da família dos estrigídeos, a mesma das corujas. A ave mede 20 cm de comprimento e habita bordas de matas. Embora existam diversos registros de sua presença em vários locais do Brasil, os hábitos dessa espécie são pouco conhecidos. Os pesquisadores vão retomar as observações ao casal na primeira semana de novembro, quando as aves reiniciam o ciclo de reprodução.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário