Animal esconde a cabeça sob o tórax, de maneira parecida com tartaruga.
Inseto é marrom e não possui as pintas comuns em joaninhas.
Corpo da joaninha 'Allenius iviei'; cabeça do inseto não está visível
(Foto: Divulgação/Universidade Estadual de Montana)
Cientistas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, descobriram uma nova espécie de joaninha, tão pequena que inicialmente eles pensaram que era parte do corpo de uma formiga.
O novo animal (Allenius iviei) foi descoberto em uma duna de areia. Ele esconde sua cabeça sob o tórax de maneira parecida com o que a tartaruga faz ao puxar o crânio para dentro do casco, segundo os pesquisadores.
A joaninha foi descrita no periódico "Systemic Entomology", e a informação foi divulgada nesta terça-feira (23).
Em um primeiro momento, os cientistas chegaram a duvidar que se tratasse de uma joaninha, já que o inseto é marrom em vez de vermelho e não possui as pintas comuns a muitos animais da espécie.
Os pesquisadores também chegaram a pensar que o inseto encontrado estava sem cabeça, já que ela estava escondida.
O entomologista Michael Ivie, no entanto, estudou o inseto e confirmou que se trata de uma joaninha - segundo o cientista, uma das menores e mais dificilmente identificáveis do mundo.
O pesquisador diz que o inseto descoberto é o único macho da nova espécie já encontrado, e que até hoje apenas outro animal (uma fêmea) havia sido avistado.
Era necessário encontrar um exemplar macho para que a espécie fosse considerada nova e o achado fosse registrado como uma descoberta científica, apontaram os cientistas em entrevista ao site da Universidade Estadual de Montana. Segundo os pesquisadores, a nova espécie de joaninha é a mais rara já descoberta nos EUA.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário