Um chimpanzé pigmeu, também conhecido como bonobo, recebeu o título de macaco mais inteligente do mundo.
Djanoa, uma fêmea descrita como paciente e perseverante, venceu um bando de machos numa competição organizada pelos primatólogos de um zoológico na Bélgica.
Inspirado em um programa da TV belga, o jogo reuniu chimpanzés e bonobos de dois zoológicos em várias provas.
As duas espécies de primatas tiveram que resolver os mesmo quebra-cabeças e labirintos usando ferramentas simples como galhos sem folhas. Eles ganhavam nozes ou laranjas como prêmios.
"Originalmente, a iniciativa foi, acima de tudo, por diversão", diz Jeroen Stevens, um primatologista da Sociedade Zoológica Real da Antuérpia (KMDA), que gerencia os dois zoológicos.
Mas o resultado foi uma surpresa para os cientistas. A bonobo fêmea chamada Djanoa ganhou o título.
Djanoa ganhou mais provas que os outros participantes - Georges Gobet/France Presse
Havia também um problema político entre os chimpanzés do zoológico de Antuérpia, onde dois jovens do sexo masculino começaram para desafiar o macho dominante que governou por dez anos no grupo. Em meio a essas lutas pelo poder, eles tinha interesse limitado pelos experimentos.
Entre os bonobos, um mundo mais pacífico e matriarcal, a jovem fêmea Djanoa levou a melhor, ganhando quatros das seis provas.
Os primatologistas recusam, no entanto, chegar à conclusão de que os bonobos são mais inteligentes que os chimpanzés. Os bonobos tem comportamento e regras sociais não tão bem conhecidos ainda.
Djanoa superou os machos e foi eleita o macaco mais inteligente do mundo na Bélgica - Georges Gobet/France Presse
Fonte: FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário